O que Considerar ao Contratar uma Pesquisa de Clima

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Para realizar uma Pesquisa de Clima em sua empresa, você deve estar atento a algumas premissas e variáveis importantes:


I - Premissas específicas para o sucesso do trabalho
Momento da empresa
Por se tratar de uma pesquisa cujas análises retratam a situação atual, não podendo serem estendidas ao passado ou futuro, é importante que a empresa contratante tenha consciência de que momentos atípicos – positivos ou negativos -, poderão condicionar os resultados.
Apoio do comando / liderança
É de fundamental importância que os principais executivos da empresa, dêem apoio formal à realização dos trabalhos. O objetivo é ressaltar para seus colaboradores a importância da visualização da realidade interna da empresa como condição básica para atingir os padrões de excelência desejados.
Especificidade
Partindo-se da obtenção dos dados adequados às principais características da instituição, o planejamento do trabalho cuidará para que a verdadeira realidade interna da empresa seja sempre analisada. Os instrumentos utilizados devem ser customizados ao momento da empresa.
Tecnologia da pesquisa
Para o sucesso do trabalho serão utilizados sistemas e métodos de pesquisa com nível de proficiência adequados, cujos processos específicos serão mencionados, posteriormente, na descrição das metodologias sugeridas.
Experiência dos participantes
Devido ao nível de profundidade e importância exigidos por esse trabalho utilizaremos consultores com experiência suficiente para carrear técnicas e conhecimentos que contribuam efetivamente para atingir os níveis desejados.
Equipe interna de coordenação
A coordenação das tarefas internas deve ser realizada por uma equipe mista integrada por profissionais da contratante e da consultoria contratada.
Participação / Comunicação
Com vistas à obtenção de uma visão completa da realidade da instituição a coleta de informações é bom que seja estendida a todos os seus colaboradores. Consideramos ser muito importante a participação de todos em uma pesquisa como esta pois o sentimento de "serem ouvidos" resultará em grandes benefícios para empresa.
Sigilo
É extremamente importante que o caráter sigiloso seja mantido - os respondentes precisam ter certeza que não serão identificados. Para tanto, os objetivos e resultados da pesquisa deverão ser divulgados a todos os pesquisados.
II - Variáveis Importantes na Escolha de uma Metodologia de Pesquisa de Clima e Cultura Organizacional

Tratamento diferenciado para as lideranças
As lideranças de uma organização representam um dos pontos mais importantes em uma Pesquisa de Perfil e Clima Organizacional uma vez que são as responsáveis pela interface entre os objetivos da empresa e seus funcionários. Um tratamento diferenciado proporciona uma melhor avaliação da situação de alinhamento ou não entre este clima e os objetivos estratégicos da organização. Este tratamento é feito através da utilização de um questionário específico para este segmento.
Equipe de pesquisa
A seleção de uma equipe de pesquisa externa à Instituição resulta em várias vantagens para a contratante, dentre as quais destacamos :
·         Confiança no sigilo do processo - A confiança estabelecida entre o respondente e o pesquisador é fator de extrema importância neste tipo de trabalho. Não ser identificado por suas respostas e ter a liberdade de poder falar abertamente sobre o que pensa da empresa, proporcionará maior credibilidade às informações coletadas.
·         Comunicação efetiva dos reais objetivos do projeto - Durante a aplicação dos questionários/entrevistas os reais objetivos da empresa contratante serão sempre explicados pelos pesquisadores; tal fato não deixará margem para outras interpretações.
·         Neutralidade nas análises - As análises não conterão os viéses emocionais tão comuns em processos efetuados por pessoas ligadas diretamente à empresa.
Quando a empresa opta por realizar internamente a própria pesquisa dever ser tomado alguns cuidados:
·         Conquistar a confiança dos colaboradores - evitar métodos que os colaboradores sintam-se expostos (entrevistas, reuniões que misturem vários níveis hierárquicos) podendo assim prejudicar as respostas obtidas.
 Utilizar software compatível - realizar testes e validar cada questionário respondido
·         Equipe heterogênea de análise - diminuir os viéses de interpretação. 

Instrumentos de pesquisa – entrevistas e questionários
Questionários:
·         permitem análises claras, que facilitam a identificação dos tópicos relevantes.
são rápidos e fáceis de responder, permitindo sua aplicação a todo o universo da empresa.
sua análise - quantitativa - produz resultados sintéticos e globalizantes.
·         se utilizado como instrumento único deve conter pelo menos uma questão aberta e não deve ser maior que 60 questões.
Entrevistas:
·         permitem maior aproximação com o universo dos respondentes e dos formadores de opinião, possibilitando a identificação de características particulares do ambiente organizacional.
·         permitem descortinar todos os aspectos, enfoques e variáveis, possibilitando ampliação da análise dos questionários.
A utilização conjunta dos dois instrumentos proporciona a obtenção de informações completas e profundas do ambiente interno das empresas. Através dos questionários podemos abranger todo o universo da organização com relativa facilidade. Seu caráter predominantemente objetivo, entretanto, dificulta a compreensão dos elementos subjetivos que verdadeiramente compõem o clima e a cultura organizacional: o sentimento do entrevistado, o porquê de cada resposta, sua motivação, suas crenças e valores não verbalizadas. Este problema é solucionado por meio da utilização de entrevistas pessoais e individuais. Em tese, quanto maior o número de entrevistas melhor será retratado o clima da empresa. Dois fatores entretanto inviabilizam sua aplicação à totalidade do quadro funcional da maioria das organizações - tempo e custo. Nossa experiência tem nos mostrado que a aplicação abrangente de questionários aos funcionários complementada com entrevistas realizadas em 10% do conjunto total, consegue retratar com fidelidade a vida, o sentimento, o perfil e o clima reinantes dentro da empresa.

Análise por estrato:
Em uma pesquisa de clima é muito importante que possamos identificar as especificidades de cada área ou conjunto de colaboradores com mesmas características. Quanto mais estratificarmos o público-alvo (sem que isso torne os respondentes identificáveis), mais conseguiremos retratá-lo e, conseqüentemente, tratar os eventuais problemas levantados com ações mais localizadas e customizadas.É importante ressaltar que o excesso de estratificação sem um planejamento de ações específico posterior, poderá gerar no público-alvo expectativas erradas quanto ao resultado final do trabalho.Os estratos de uma pesquisa devem ser combinados previamente à execução da coleta de dados entre a empresa contratante e os pesquisadores, para que estas variáveis sejam contempladas tanto nos questionários / entrevistas como também nos relatórios de análise.

Escolha do Público-Alvo – 100% ou amostragem
É importante comentar que uma Pesquisa de Clima e Cultura Organizacional é por si só um forte instrumento de motivação e sinergia dos colaboradores, pois ela adquire o significado de "ser ouvido". Por tal motivo, este valor pode ser perdido quando optamos por somente uma amostragem. Temos em geral recomendado a adoção desta alternativa apenas nos casos em que o custo da hipótese completa inviabilize a realização do projeto.

 Fonte: Flávia Kahale
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