Pesquisa de Clima Organizacional - Fundamentos e Casos

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O que é?
É um instrumento de avaliação do nível de satisfação das pessoas no ambiente interno da empresa. Para tanto, aplica-se a todos os funcionários um questionário impresso ou digital, com garantia de anonimato, a fim de identificar e, posteriormente, analisar as opiniões, as atitudes e os comportamentos de todos os colaboradores da empresa em relação aos diversos itens avaliados pela pesquisa.
Objetivo
Identificar as oportunidades de melhoria e elaborar um plano de ação que visa incrementar a motivação, a produtividade e a qualidade de vida dos seus funcionários.
Pré-requisitos
1. Os níveis hierárquicos superiores devem estar totalmente comprometidos com a Pesquisa de Clima Organizacional, acreditando nela e incentivando todos a participar.
2. Não existe Pesquisa de Clima Organizacional "padrão". Para cada empresa haverá um questionário adaptado à sua realidade, à linguagem e à cultura de seus funcionários.
3. Os líderes devem estar preparados para não influenciar ou constranger suas equipes.
4. Deve-se garantir todas as formas de confidencialidade dos dados.
5. O questionário deve ser preparado por profissionais habilitados, a fim de garantir sua eficiência e relevância.
6. Investir adequadamente no processo de comunicação interna para tornar claros os objetivos da pesquisa.
Dificuldades
1. Fazer o uso adequado da metodologia, principalmente na preparação do questionário.
2. Garantir o empenho dos gestores para aplicação da pesquisa, a fim de obter um percentual significativo de respostas.
3. Criar um ambiente favorável à pesquisa, que inclui a garantia de anonimato dos respondentes e a garantia de utilização dos resultados.
Benefícios
1. Redução da rotatividade.
2. Redução de conflitos internos.
3. Alinhar a cultura com as ações efetivas da empresa.
4. Otimizar a comunicação.
5. Otimizar os investimentos em treinamento e desenvolvimento.
6. Integrar os diversos processos e áreas funcionais.
Fonte: Por Kelly Marques para o RH.com.br
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