Cinco maneiras de fazer um recrutador odiar você!

AJUDE O PROJETO A LEVAR CONHECIMENTO PARA AS PESSOAS...COMPARTILHE NA SUA REDE SOCIAL PREFERIDA.


Quem procura emprego precisa estar atento ao mercado, principalmente a como estão sendo feitos os processos seletivos, para não surpreender o recrutador de forma negativa. Entretanto, é muito comum um candidato a emprego, ansioso, cometer alguns erros que podem ocasionar o insucesso em muitas entrevistas.

“Os profissionais erram ao não compreender qual é a real função do recrutador. Ele trabalha para preencher a vaga das empresas, que são seus clientes diretos, e não vão dar um emprego de forma arbitrária só porque você está há muito tempo desempregado ou precisando muito daquele trabalho”, ressalta Consultora de Recursos Humanos.

Se você quer “queimar” totalmente suas chances com os recrutadores – e, consequentemente, com as empresas em que trabalham – aqui estão cinco maneiras de como fazê-lo:





1 . Faça brincadeiras “sem noção”
O gerente de Recrutamento e Seleção Abby Kohut se lembra de uma entrevista feita por telefone, que estava indo muito bem, até o momento em que o candidato finalizou a ligação pedindo para se casar com ele. “Quando eu o alertei sobre a postura inadequada para a entrevista, ele disse ‘pensei que você fosse apenas um recrutador’, como se isso anulasse o erro grave, desisti da contratação na hora”, explicou Kohut.

2 . Tente ser criativo demais
O currículo pode ser (ou não) a porta de entrada do candidato a qualquer empresa. Bárbara é bem exigente em relação a ele. “Por favor, não envie um currículo dentro de um sapato, dizendo que aquele cargo é o próximo passo que você quer dar na sua vida”, diz a presidente. Além de irritar o recrutador, esse tipo de tática faz ele achar que você não leva a busca por emprego a sério.

3. Seja rude e agressivo
Quem não consegue passar no processo seletivo e costuma enviar emails grosseiros (escritos em caixa alta, inclusive) ou até mesmo ligar para demonstrar sua insatisfação, pode perder a oportunidade de ter o currículo encaminhado a outras vagas de emprego.

“Alguns candidatos veem o recrutador como vilão, mas muitas vezes eles não são chamados simplesmente porque ainda não estão preparados para determinado cargo, porém nós costumamos encaminhá-los para outras vagas ou para nossa rede de contatos nos RHs de outras empresas”, observa Bárbara.

4 . Minta
Elaborar um bom currículo e ter uma postura adequada pode te dar pontos positivos na hora da entrevista, mas inflar suas habilidades e história de trabalho não é o melhor caminho.

“As pessoas pensam que nunca estão preparadas o suficiente para impressionar o recrutador, e isso faz muitas errarem a mão ao falar de si. Nós conseguimos identificar se você deturpou as datas, horários, deveres e suas responsabilidades técnicas, e costumamos não contratar quem se diz perfeito demais” afirma Kohut.

5. Seja insistente
Quando o recrutador diz que vai “manter contato” não significa que o fará diariamente ou duas vezes ao dia. “Se a entrevista foi há algumas semanas e ainda não tem uma resposta, não significa que você tenha sido esquecido”, diz Bárbara.

Kohut concorda, acrescentando que quando um recrutador tem certeza de uma contratação na hora da seleção, dá alguns sinais. “Ligar constantemente faz parecer que o profissional está desesperado, além de demonstrar impaciência e ansiedade, características de quem não sabe lidar com pressões”, garante o gerente.

Fonte: Cinco maneiras de fazer um recrutador odiar você | Portal Carreira & Sucesso

Dicas de leitura da Talentos Brilhantes para a sua carreira:

Clique no assunto de seu interesse:
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Marcadores