Os desafios do mercado de trabalho atual em época de crise econômica

AJUDE O PROJETO A LEVAR CONHECIMENTO PARA AS PESSOAS...COMPARTILHE NA SUA REDE SOCIAL PREFERIDA.

Por Daniele B. Rodrigues



A velocidade em que ocorrem mudanças no mercado de trabalho é assustadora. É muito rápido os avanços tecnológicos. Lançamento de novas máquinas que substituem a mão de obra humana é demasiadamente comum. E isso exige do profissional novos conhecimentos, novas interações acadêmicas e sempre sempre sempre estar antenado e atualizado na sua área de atuação. As relações de trabalho estão se alterando, exigindo flexibilidade, dinamismo e profissionalismo.  E aqueles que não conseguem acompanhar esse ritmo, infelizmente são descartados.

E nesse momento de crise econômica, essa situação se torna cada vez mais comum. A baixa qualificação profissional, atrelado a baixa escolaridade, dificultam ainda mais a recolocação no mercado de trabalho. Sobra-se mão de obra operacional e falta mão de obra especializada e estratégica. E isso gera mão de obra excedente, impactando em redução de salários e aumento das exigências profissionais.

Em momento de crise, se faz necessário reinventar. Buscar qualificação profissional constantemente. E antes que digam que desempregado não tem como fazer isso, eu já antecipo a resposta: Tem sim. Há várias instituições de ensino que ofertam cursos gratuitos, da mesma forma que há disponíveis na internet. Existe constantemente lançamentos de congressos on line, com palestras disponíveis pela internet. E com ótimos conteúdos.

Da mesma forma que vale a pena investir em conhecimento sobre empreendedorismo e marketing. Nunca ninguém é tão ruim que não tenha o que aprender e nem tão bom que não tenha nada a ensinar.  Pensando nesse sentido, por que não avaliar o que o mercado está carente e você sabe fazer para investir numa carreira autônoma. Pesquise as necessidades do seu nicho, estude sobre estratégia e planejamento, busque auxílio do Sebrae para informações para microempreendedor. Veja na internet as inúmeras dicas e pense em agregar algo no mercado digital, tão em alta no momento.

Já que você já está fora do mercado de trabalho, reinvente-se! Crie, inove, descubra suas novas aptidões. Pense em algo que lhe faça feliz e faça a voltar a ter brilho nos olhos novamente. Avalie se o seu emprego anterior lhe trazia a felicidade que tanto almeja. Se isso não acontecia, pare para pensar se vale a pena buscar um emprego no mesmo segmento.

Passamos a maior parte do tempo no trabalho. Mais do que o tempo destinado à nossa família. Por isso é importante refletir sobre o que gostamos de fazer para que nesse momento de recolocação o objetivo não seja apenas um trabalho e um salário no final do mês, mas sim ter uma fonte de renda prazerosa e que lhe faça ter prazer em levantar cedo todos os dias, faça frio ou faça sol. Trabalhar não deve ser apenas ter dinheiro para pagar as contas, mas sim algo que lhe agregue todos os dias e motivo para se tornar uma pessoa melhor.

Como já disse Confúcio, escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um dia em sua vida! D


Daniele B. Rodrigues, Profissional com atuação na área de Gestão de Pessoas e Saúde, graduada em Psicologia pela PUCPR, Especialista em Executivo em Gestão Estratégica de Pessoas. Expertise em Avaliação Psicológica e Avaliação Grafológica. Formação em Auditor Interno da Qualidade, Seleção por Competência, Orientação Profissional/ Vocacional, Coaching, Mentoring e Holomentoring® do Sistema ISOR®, Terapia Floral em andamento.  Possui diversos cursos de qualificação na área de Desenvolvimento Humano e atuação com atividades estratégicas de RH. Experiência com processos de avaliação psicológica (para fins ocupacionais e clínicos). Leciona temas de Relações Humanas no Trabalho em cursos técnicos da área da saúde. Acompanhamento psicológico à pacientes e familiares hospitalizados, internados em unidade de terapia  intensiva, cuidados oncológicos, clínicos e cirúrgicos.
https://www.linkedin.com/in/daniele-rodrigues-225b5041/
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Marcadores