A difícil arte de escolher uma carreira

AJUDE O PROJETO A LEVAR CONHECIMENTO PARA AS PESSOAS...COMPARTILHE NA SUA REDE SOCIAL PREFERIDA.

Por Tania Klein

"Uni duni tê
Salame minguê
Um sorvete colorê
O escolhido foi você!"


Uni duni tê vagas de empregos


Imagino que não foi ou não será assim que você tratou ou vai tratar a escolha de sua carreira, nem permitirá que seus filhos assim o façam, não é mesmo?

Mas, por que é tão difícil escolher o caminho profissional a seguir?
Em nossa forma de pensar, principalmente com nossas crenças, ao escolhermos algo, deixamos outras coisas de lado, como se nossa escolha traçasse o caminho do fim, sem volta, sem retorno, sem a menor possibilidade de mudança, praticamente uma sentença de morte. Mesmo de forma inconsciente, você pode estar sofrendo por isto, que não foi criado por você, mas que sem querer, faz parte de sua vida.

Muitas vezes nossas escolhas são baseadas em desejos dos outros, ou na admiração que existe por alguém, como os pais “heróis”, ou até mesmo para se dar continuidade a negócios de família. Sem contar que, normalmente precisamos realizar nossa primeira escolha, novos, sem a vivência ou a orientação necessária.

Outro fator complicador é que muitas profissões estão entrando em extinção, enquanto novas áreas estão surgindo. Mas, até que se tornem conhecidas, ou que gerem confiança, as escolhas podem ficar comprometidas.

O resultado de uma escolha equivocada pode ser a frustração e a estagnação, ou seja, o profissional acaba não evoluindo, ou sempre sente a falta de algo, sem atingir sua plenitude e felicidade.

Este assunto não é nenhuma novidade e certamente, você já parou para pensar sobre os caminhos que seguiu ou tem se questionado sobre os que seguirá.  O ponto que me faz, novamente falar contigo sobre escolhas profissionais, é que ainda vejo, infelizmente, muitas pessoas decidindo seus caminhos usando argumentos equivocados, superficiais e que não ajudarão a conquistar a felicidade - que todos buscamos, não é?

Para ajudar com as possíveis dúvidas que possam surgir, te convido a se observar:

- Quais a perguntas que anda se fazendo?

- Que tipo de sensações, físicas e emocionais tem sentido?

- Quando decide algo, ou por alguma coisa, fica com “resquícios” da decisão em sua mente, como se fossem fantasmas?

- Sente medo? Do que tem medo?

- Consegue montar seu plano de ação, pautado na decisão que tomou e se sente feliz com as possibilidades que podem surgir?

- Como seria sua vida se estivesse realmente pleno e feliz com sua carreira?

- O que te impede de viver essa realização agora?

Em diversas fases de nossas vidas, realizamos questionamentos, profissionais, existenciais e, as vezes nos contentamos com respostas rasas, que nos acalmam por algum tempo, mas que não saciam nosso desejo. É como tomar uma bebida doce para matar a sede. Por alguns minutos, tem-se a sensação de saciedade, mas logo a sede volta ainda mais forte e só com água fresca conseguimos eliminá-la.  Nosso conhecimento sobre nós mesmos é também assim. Somente com as perguntas certas, com vontade real de sair do raso, é que vamos nos aprofundando, nos conhecendo e por conta disso, realizando escolhas melhores, tomando decisões mais assertivas, sendo mais eficientes e eficazes em nossas próprias vidas.


Te desejo muito sucesso! 

Conhece alguém que poderia precisar destas palavras? Compartilha! 

Quer saber mais? Me chama!
Sou Tania Klein

Estou convencida de que todas as pessoas possuem dentro de si o que necessitam para prosperar em suas carreiras, por isso, meu trabalho é de transformar esse conhecimento em ação para que tenham sucesso e prosperidade, através de um planejamento focado e bem estruturado!

Sou idealizadora do programa Profissional Prospero,  para quem deseja ser um profissional brilhante, prosperar na carreira, através do desenvolvimento de competências, quebrando as crenças que o prendem e impedem de chegar aonde deseja.


Tania KleinProfessional &; Self Coaching pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching, Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Tuiuti do Paraná, Pós Graduada em Psicologia Organizacional e Graduada em Psicologia pela mesma instituição. Mais de 15 anos de atuação dentro da área de Recursos Humanos, frente à processos de Recrutamento e Seleção, Treinamentos, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Lideranças.

    EI LEITOR PARTICIPE DEIXANDO O SEU COMENTÁRIO LOGO ABAIXO, QUEREMOS SABER A SUA OPINIÃO! POIS ELA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS.
  •  Facebook
  •  Twitter
  •  Google+
  •  Stumble
  •  Digg
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Marcadores